Desde o dia que nascemos convivemos com os números de diversas maneiras. A simbologia dos números está presente em tudo: no número do CPF, na idade, no número do celular, no ano de nascimento etc.
Os números fazem parte de uma linguagem que emite energia. Tudo que vivemos pode ser traduzido em números e deles precisamos para diversas finalidades. O que você não saiba ou não entenda, talvez, é que essa energia emitida pelos números serve o autoconhecimento.
Quando se fala da influência dos números em um campo energético, sob o qual todos os seres estão influenciados, a Numerologia é a protagonista.
A Numerologia é milenar, utilizada por muitos povos da antiguidade e tem como objetivo principal decifrar a linguagem dos números para entender características humanas, predizer comportamentos, gerar o autoconhecimento para que uma pessoa consiga vencer seus obstáculos pessoais e alcançar máximo potencial em diversas áreas da vida.
Para quem precisa de ajuda no caminho da vida, a Numerologia pode ser uma grande guia para entender situações e evitar práticas ruins. A Numerologia pode dar respostas eficazes para problemas profundos!
Neste livro, você vai conhecer um pouco mais sobre o estudo dos números e como você poderá usá-lo para entender a si próprio, saber como usar os números a seu favor.
A origem da ciência dos números
Os números são usados para previsões e autoconhecimento desde a Antiguidade. Na história humana, vários povos desenvolveram sistemas diferentes para dar simbologia aos números e relacionar seus significados a diversos quesitos da vida e da personalidade de cada um.
A Numerologia foi muito utilizada como sistema de previsão de futuro a partir do nome de uma pessoa. Chineses, gregos, romanos e egípcios foram alguns desses povos que usaram os números para profetizar o destino.
Mesmo com pesquisas e estudos, é difícil detectar quando de fato surgiu a ciência hermética da Numerologia. Sabe-se que mesmo quando os algarismos ainda não eram arábicos (formato que hoje utilizamos no mundo ocidental), a Numerologia já existia.
A Numerologia nas diversas culturas do mundo
Como um método espiritual, o ensinamento esotérico da Numerologia é conhecido desde o Egito e é possível encontrar registros do seu uso na Babilônia, Mesopotâmia, entre os árabes, fenícios e tantos outros povos.
Cada cultura aderiu aos ensinamentos numerológicos de uma determinada maneira e, a partir disso, criou sua própria sabedoria mística.
De acordo com o Zohar, principal livro de ensinamento da Cabala – legado místico da cultura judaica, o "Universo foi criado por 3 formas de expressão: números, letras e palavras".
Na cultura árabe há uma teoria de que os números, em todo Universo, são os únicos elementos que não podem ser alterados. Para eles, assim como para a tradição hindu, os números são responsáveis por guiar o caráter de uma pessoa e influenciar no destino.
Como surgiu a Numerologia como hoje se conhece?
Desde o século XII a.C. a história tem conhecimento do uso da Cabala, pelos hebreus. A Cabala é uma tradição milenar e mística da cultura judaica. Dentre os seus ensinamentos, a Cabala usa os números para interpretações da Torá (Bíblia).
No entanto, Pitágoras (571 – 497 a.C.), um famoso matemático e filósofo da Grécia Antiga que deu um outro rumo para a ciência dos números, criando um sistema bem interessante para a Numerologia. Para ele, o conhecimento do Universo só pode ser adquirido se houver a compreensão dos números.
Pitágoras foi, então, o pai da Numerologia e deixou um legado de sabedoria e conhecimento que até hoje são usados no mundo todo. Criou uma tabela que se tornou a base para análises numerológicas.
Para chegar a um significado sobre os números (0 a 9) e com isso explicar a simbologia deles na prática, o filósofo pesquisou em diversas culturas, tradições, filosofias. Pitágoras desenvolveu um método em que decifrava a influência dos números em diversos campos da vida, inclusive na personalidade de cada um.
Para este fantástico matemático grego, os números são dotados de magia que vem do céu e da terra, criando uma ligação entre a matéria e o espírito. Pitágoras identificou a ligação entre números e notas musicais, assim como desvendou que cada número possui uma característica particular.
Numerologia Cabalística x Numerologia Pitagórica
De acordo com estudiosos de numerologia, a chamada Numerologia Pitagórica não foi de fato sistematizada por Pitágoras, mas o seu conhecimento foi usado para chegar ao que depois foi chamado de Numerologia.
Há, sem dúvida, diversas vertentes da Numerologia e cada uma dessas vertentes ensina a analisar a si próprio de determinada maneira. Incialmente, pode parecer besteira, mas a verdade é que muita gente vai se identificar mais com uma do que com a outra.
As principais vertentes de Numerologia que hoje se fala são:
- Numerologia Pitagórica
- Numerologia Cabalística
A diferença das duas está principalmente em um ponto relevante: os fonemas, os sons das letras. Enquanto a Numerologia Cabalística leva em consideração os sons – e com isso cria toda uma estrutura simbólica, a de Pitágoras se baseia exclusivamente na grafia.
A Cabalística, sem dúvida, é mais complexa, possui uma forma de análise diferente e, claro, uma tabela maior. A Numerologia Pitagórica, por outro lado, foi mais sintética, fácil e se baseou na sequência que se segue:
1 – Sol
2 – Lua
3 - Júpiter
4 – Urano
5 - Mercúrio
6 - Vênus
7 – Netuno
8 – Saturno
9 – Marte
A ciência da Numerologia Cabalística, por outro lado, deu uma abordagem especial para as vogais.
De modo resumido, pode-se dizer que a Cabalística é aquela que vai analisar a relação do indivíduo com seu destino (Karma), com a natureza e, claro, seu propósito de vida. A Numerologia Pitagórica vai abordar mais a questão da consciência, a relação do indivíduo com os outros.
0 Comentários