O jardim zen que também pode ser chamado de jardim japonês é um local onde as pessoas podem descansar o corpo e a mente. Há retângulo de madeira, areia, pedras e ancinho.
O jardim é ao ar livre, não necessariamente grande, mas aconchegante para os frequentadores, pois é um local perfeito para relaxar e recarregar as energias. Os apaixonados por paisagismo e decorações de interiores adoram frequentar o jardim zen.
Geralmente, o jardim não tem um grande espaço, mas mesmo assim, ainda possui uma linda e tranquilizadora fonte.
No jardim zen pode ter o intuito de realizar diversas finalidades, como na decoração do lar, incentivando os moradores a relaxarem e incentivando-os a se desprenderam da correria do dia a dia.
Pode ser montado no ambiente de trabalho, amenizando a pressão da carga de trabalho dos funcionários, por fim, é um local que vai ajudar a relaxar, independente de onde esteja.
Como funciona?
A busca da paz e calmaria sempre foi um objetivo para muitas pessoas que vivem uma vida agitada, com o trabalho, afazeres domésticos ou com a família. Dessa forma, através de pedrinhas, areia, retângulo de madeira e ancinho, o jardim zen faz esse papel de forma eficaz.
As pessoas relaxam e deixam o estresse de lado com a ajuda do ancinho, fazendo círculos e ondas na areia. Muitas pessoas, no entanto, acreditam que os desenhos imitam o movimento da água, além de acalmar a mente, remetem aos bons momentos da vida.
Os especialistas aconselham começar a prática com apenas cinco minutos, fazendo linhas harmônicas na areia e evitar linhas com formas triangulares, pois acredita-se que as pontas são como espinhos, ou seja, machucam.
Como montar um Jardim zen
Montar um jardim zen para relaxamento não é algo difícil, existem algumas formas simples e econômicas para elaborar o seu próprio jardim. Daremos algumas dicas a seguir.
Basta apenas uma pequena base para mesa com alguns elementos, incluindo, areia, buda, pedra, flores, plantas e ancinho para você ter o jardim zen buda e te ajudar na prática do relaxamento.
Em um recipiente de preferência de vidro, areia branca fina e com o ancinho espalhe por todo o local de forma homogênea, acrescente velas, pedras, incenso e um buda. Esse modelo é a melhor representação do jardim zen, pois com o Buda fica mais parecido com o japonês.
Pode ser feito também com areia colorida para dar um charme especial e colocar objetos decorativos, como pedras, plantinhas artificiais, miniaturas de cogumelos e até mesmo um porco-espinho.
Uma forma simples e bastante econômica é utilizando um papelão como base para o jardim, colocando areia fina, plantinhas artificiais e pedras, além do ancinho que não pode faltar.
Agora se você possui um grande espaço na sua residência, uma ótima dica é aproveitar esse espaço e transformá-lo em um jardim zen, distribuindo areia, decorando com pedras e musgos, permitindo total interação desse espaço.
Benefícios do Jardim Zen
Um dia de trabalho exaustivo, os afazeres domésticos e até mesmo o dia a dia, sempre deixam as pessoas estressadas, cansadas e isso afeta até a mente e corpo, gerando assim, indisposição para enfrentar o próximo dia.
O jardim zen é o local ideal para as pessoas que queiram relaxar o corpo e a mente, além de meditar, por isso trouxemos aqui neste artigo, algumas dicas de como montar o seu próprio local de relaxamento de forma simples e rápida, além de econômica.
E aí, já conhecia o jardim zen e sabia que ele ajuda a relaxar com apenas cinco minutos por dia? Gostou deste artigo? Então continue acompanhando nossos outros temas e aproveite essas dicas para ter alguns minutos de relaxamento.
0 Comentários